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Holofotes para exportações de produtos orgânicos e naturais

Oportunidades em alta para marcas brasileiras que atuam ou pretendem atuar nesses segmentos

Bio Brazil e Naturaltech são as maiores feiras de produtos orgânicos, naturais e saudáveis da América Latina. Realizadas anualmente, as feiras oferecem uma plataforma abrangente para empresas e profissionais do setor, promovendo a inovação, sustentabilidade e o bem-estar. A mais recente edição, realizada em junho deste ano, contou com a presença da reportagem da revista Nouveautés.

O público visitante chegou a quase 60 mil visitantes, para explorar os mais de 47 mil metros quadrados, com mais de 1.700 marcas e 760 expositores que apresentaram seus lançamentos em produtos, soluções tecnológicas e serviços.

Nas palestras e fóruns, o público pode contar com 140 horas de programação e cerca de 170 palestrantes que trouxeram os principais assuntos para discussão do setor de alimentos orgânicos e naturais.

As rodadas de negócios, no espaço dedicado para unir compradores e fornecedores, promoveram boas oportunidades e parcerias estratégicas. Foram realizadas 490 reuniões de rodadas nacionais, com a presença de 33 empresas compradoras e 219 expositores. A expectativa de geração de negócios para os próximos 12 meses é de R$ 58,380 milhões.

Já a rodada de negócios internacional contabilizou US$ 555 mil em negócios realizados e US$ 10,5 milhões em expectativas de negócios para os próximos 12 meses, resultantes das 441 reuniões realizadas entre as 74 empresas brasileiras e 12 compradores internacionais – de Canadá, Chile, Colômbia, Costa Rica, El Salvador, Equador, Estados Unidos, Irlanda, México, Peru, Portugal e Uruguai.

Mercado promissor

Nos últimos anos, o Brasil tem se destacado como um importante exportador de produtos orgânicos e naturais, impulsionado pela crescente demanda global por alimentos saudáveis e sustentáveis. Dados recentes do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) revelam um crescimento expressivo nas exportações brasileiras desse segmento.

Em 2023, as exportações do agronegócio brasileiro atingiram um grande marco, alcançando US$ 166,55 bilhões, o que representa um aumento de 4,8% em relação a 2022, equivalente a um acréscimo de US$ 7,68 bilhões. O agronegócio foi responsável por 49% do total das exportações brasileiras em 2023, um incremento em relação aos 47,5% do ano anterior.

O mercado europeu é um dos principais destinos das exportações brasileiras de produtos orgânicos e naturais, absorvendo aproximadamente 40% do total exportado pelo país.

Os consumidores europeus, preocupados com a saúde e o meio ambiente, têm buscado cada vez mais alimentos livres de pesticidas e produtos químicos, o que tem impulsionado a demanda por produtos orgânicos brasileiros.

Com a crescente demanda global, empresas brasileiras têm investido significativamente em programas de incentivo à produção orgânica e em ações de promoção comercial no exterior.

A participação em feiras e eventos internacionais tem sido fundamental para promover a imagem dos produtos brasileiros no exterior e estabelecer parcerias comerciais com importadores e distribuidores globais.

Brasileiras em ação

Empresas presentes na 18ª Edição das feiras Bio Brazil Fair e Naturaltech tiveram foco em exportações. Marcas como a Ekobé aproveitaram oportunidades, apresentando as suas últimas inovações nutracêuticas, incluindo as gomas – produto em alta no mercado – e o alimento em pó Ora-Pro-Nóbis.

Esse último reforça que o crescimento significativo do mercado de exportações de suplementos e vitaminas do Brasil, que atingiu aproximadamente US$ 120 milhões em 2023, só tende a seguir em constante avanço.

A Loja da Lata, unidade de negócios digitais da Brasilata, uma das maiores fabricantes brasileiras de embalagens inovadoras e sustentáveis, também se destaca no cenário de exportação. A companhia possui tecnologias com patentes internacionais exportadas para diversos países, exportando embalagens para mais de 15 países e tendo representação comercial em diversos países da América Latina, com cerca de 15% de sua receita proveniente de exportação.

Os produtos da Surya Brasil também têm uma forte presença no mercado internacional. A empresa cresceu 21,92% no mercado natural americano e registrou um crescimento de exportação de 18,69%. Os produtos da Surya são vendidos em mais de 40 países, incluindo Estados Unidos, Índia, Chile, Paraguai, Holanda, Uruguai, Colômbia e México.

A Juçaí, produtora e distribuidora do açaí da palmeira-juçara extraído da Mata Atlântica, também está ampliando sua presença no mercado internacional. A empresa investiu mais de R$ 20 milhões na construção de uma nova fábrica em Penedo, interior do Rio de Janeiro, com o objetivo de aumentar sua capacidade de produção para mais de 600 mil litros de açaí por ano e expandir suas operações para os países do Oriente Médio. A expansão para esta região é motivada pelo crescente interesse por alimentos saudáveis e naturais.

Esses são exemplos que ilustram e ressaltam a crescente importância do Brasil como um fornecedor global de produtos orgânicos e naturais, demonstrando a capacidade do país de atender à demanda crescente por alimentos saudáveis e sustentáveis.

Estética e suplementação

“A estética aliada ao suplemento alimentar tem tudo a ver, a base da vida é a alimentação e muitos nutrientes a gente não consegue absorver apenas com a alimentação”, diz Pâmela Tofoli nutricionista da Nutrify. “É uma marca tão consolidada, que cresce à velocidade da luz, porque traz ingredientes naturais, uma linha que não tem açúcar, não tem transgênicos, corantes nem conservantes, mais voltada para a qualidade de vida, para a longevidade”, completa.

Os produtos da marca enriquecidos com colágeno, antioxidantes, ômega 3 e vitaminas, por exemplo, trazem benefícios para pele, cabelos e unhas, entre outros.

Já a marca biO2, vegana, sem glúten e sem conservantes, destacou a sua linha Protein mais fibras, como a que conecta a beleza com alimentação. “A gente acredita que com uma alimentação 100% à base de plantas, o seu bem-estar vem, a sua pele melhora... a gente tem um produto para pré-treino que tem beterraba, guaraná em pó, maca peruana, farinha de casca de uva e gengibre”, diz a nutricionista da marca.

O Super C foi destaque e lançamento da Auá Natural. O item conta com ativo de laranja. “A molécula pura junto com o Kakadu Plum, que é uma super fruta australiana, que tem 100 vezes mais vitamina C que a laranja. Aí a gente junta dois antioxidantes num produto só e traz um super concentrado, além de ativos coadjuvantes que também são antioxidantes, como óleo de maracujá”, explica a representante da marca.

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