Glossário do Perfumista preenche uma lacuna no Brasil
Pablo Lizárraga cresceu na perfumaria inspirado pelo pai (o saudoso Angel), que atuava havia anos no setor cosmético, e também pelas suas primeiras oportunidades de trabalho no segmento. A sua formação em perfumaria na França pelo Grasse Institute of Perfumery abriu portas para atuar em empresas como Sensient e Symrise. Mas agora, com a carreira consolidada, o perfumista trilha por novos caminhos, incluindo o desenvolvimento de sua própria marca de perfumaria de nicho, prevista para ser lançada ainda neste ano, e projetos educativos. Uma das mais recentes iniciativas foi o lançamento do livro Glossário do Perfumista – Élève Parfumeur. O livro levou dois anos para ser elaborado e promete preencher uma lacuna no Brasil, já que no país a oferta de material de perfumaria em português é pequena.
"O primeiro pensamento para criar o glossário foi justamente aproveitar essa falta de conteúdo em português para as pessoas aprenderem sobre perfumaria", explica Pablo. "É um conteúdo riquíssimo para quem quer ser perfumista", completa. O livro está em português, mas traz termos e expressões peculiares da área também em inglês e francês.
Para Alfredo Del Vigna, CEO da Aromaty Fragrances, esse livro é um trabalho muito importante para o desenvolvimento de profissionais no Brasil. "Há 40 anos, tudo no mercado era importado, mas hoje vemos o profissional perfumista brasileiro muito mais criativo e com potencial para criar inovações", afirma. Na visão do executivo, o futuro já está sendo construído. "O Brasil ainda será líder nesse segmento", diz Alfredo. "Juntando tecnologia e o perfumista do Brasil, teremos um futuro muito promissor. O público é cada vez mais exigente por produtos de qualidade e diferenciados".