
Boa distribuição e gestão de estoque podem favorecer marcas de perfumaria árabe no Brasil.
Os perfumes árabes têm toda uma imponência na apresentação que chamam muito a atenção. Fora isso, a maioria tem excelente projeção e são bem intensos. Essa é a visão da especialista Renata Ashcar, autoridade em perfumaria com mais de 20 anos de experiência e autora de diversas publicações no segmento. "Não tinha como não cair na graça dos brasileiros, que adoram perfumes com estes requisitos", afirma. "Posso mencionar as marcas Style & Scents e Khadlaj, importadas pela BR Brand, como ótimos exemplos disso".
Mas será que a perfumaria árabe já é um fenômeno por aqui ou um movimento forte? Na visão de Renata, ainda há um longo caminho pela frente. "Acho que ela vai encontrar, sim, o seu nicho de mercado no Brasil, o movimento ainda está se desenvolvendo, e o que percebo na maioria das marcas importadas é o custo-benefício", diz.
Perfumes árabes podem ser encontrados em lojas especializadas, e-commerce, lojas de departamento e até mesmo em lojas mais populares no centro de São Paulo, por exemplo.
Há quem possa considerar a perfumaria árabe como um modismo ou algo desse tipo. Para Renata Ashcar, entretanto, não dá para classificar dessa forma. "Difícil ter certeza num país como o nosso, mas acho que com o tempo vai encontrar o seu mercado e estabilizar", afirma.
A especialista explica que existem dois tipos de perfumes árabes. Os realmente orientais, que trazem ingredientes árabes, como oud, resinas ou especiarias, e os árabes ocidentais, que nada mais são do que contratipos de perfumes ocidentais, na maioria das vezes contratipos de perfumes de nicho. "Esses são a grande maioria, já que o valor da perfumaria de nicho no Brasil é proibitivo", diz.
As marcas que tiverem uma boa distribuição e não passarem por rupturas de estoque, segundo Renata, tendem a obter um crescimento expressivo no segmento de perfumaria. "Essa é a política da BR Brand, que já atua no mercado há mais de 10 anos, com uma distribuição abrangente em todo o território nacional e uma excelente logística. A questão especialmente de rupturas de estoque é algo que prejudica o desenvolvimento de qualquer produto importado", alerta.
Público alvo amplo
Por um lado, se ainda é incerto prever qual será a força da perfumaria árabe no Brasil, por outro já dá pra entender quem poderá ser o consumidor alvo desse mercado. Renata acredita que, muito provavelmente, os perfumes árabes vão atender a um público que prefere fragrâncias intensas, marcantes e de longa duração. "Atributos que geralmente são muito apreciados pelos brasileiros", diz a especialista.
Além disso, Renata destaca que a maior parte dos perfumes árabes é sem gênero, ou seja, as fragrâncias são compartilháveis, podendo ser usadas por qualquer pessoa, o que é uma grande tendência na perfumaria mundial. "Esses são fatores que certamente impulsionarão a demanda por perfumes árabes no Brasil, atendendo a um público bem amplo", diz.
Renata ressalta ainda que o brasileiro é simplesmente apaixonado por perfumes. "Mais de 60% dos brasileiros usam perfumes, uma média muito acima da mundial. Para termos uma ideia, o Brasil é o segundo país que mais consome perfumes no mundo, ficando atrás somente dos Estados Unidos. No Brasil, temos perfumes para todas as idades e gêneros. Assim, podemos dizer que certamente os perfumes árabes terão seu espaço no nosso mercado", finaliza.