Notícias

Para “sentir” a cor

NULL

A marca de maquiagem Bruna Tavares estabeleceu uma parceria com a comunidade de pessoas cegas e deficientes visuais para desenvolver um aplicativo digital, o ColorFeel, para ajudar pessoas com baixa ou nenhuma visão a selecionar o tom de maquiagem perfeito para si mesmas.

Baseada em inteligência artificial, a tecnologia, de acordo com a marca, decifra as sutilezas da aparência de uma pessoa para personalizar recomendações de maquiagem que complementam perfeitamente a aparência de cada indivíduo. Para construir uma IA capaz de gerar descrições expressivas e envolventes de produtos de maquiagem que vão além do visual, foi preciso considerar o que constitui uma boa descrição de cores para alguém que talvez nunca tenha visto cores antes. Daí a necessidade de explicar uma cor de uma forma que não faça referência às coisas que uma pessoa precisaria ver para entender. A ferramenta busca invocar outros sentidos, além da visão, para descrever como seria aquela cor: “um tom de verde pode parecer exuberante como um gramado ou fresco como o cheiro de uma floresta montanhosa”, por exemplo.

De axcordo com a marca, a inovação da Colorfeel reside nas descrições de cores baseadas em IA – meticulosamente criadas para articular as nuances de cada tom de maquiagem de uma maneira mais facilmente perceptível para pessoas com visão subnormal. “Por meio de descrições auditivas, os usuários podem compreender facilmente uma extensa paleta, recebendo insights detalhados e inteligíveis sobre as características visuais de cada matiz”.