
As discussões sobre o futuro da plataforma Tik Tok nos Estados Unidos, que movimentou o mercado entre o final do ano passado e o início de 2024, podem ter perdido o impulso em meio as guerra comercial que vem marcando o governo de Donald Trump desde o início do ano. Mas isso não torna o destino que será dado à plataforma no mercado norte-americano menos relevante para o mercado de beleza, que tem se válido muito do Tik Tok para alavancar marcas e vendas, em especial para a fatia mais jovem da população.
De acordo com estudos da consultoria britânica Euromonitor International, no último ano, 22% das vendas globais foram influenciadas pelo comércio nas redes sociais (S-Commerce) e 3% do total de vendas do e-commerce foram realizadas através de plataformas de redes sociais. E a ByteDance, controladora do TikTok, tem liderado o crescimento do mercado global de comércio nas redes sociais nos últimos dois anos. Para a consultotioa, o TikTok está redefinindo as jornadas de cuidados pessoais ao impulsionar tendências em categorias específicas, com as plataformas de redes sociais rapidamente substituindo as ferramentas de busca na descoberta de novos produtos.
O User Generated Content (UGC), expressão usada para descrever qualquer tipo de conteúdo criado pelos consumidores e compartilhado online, e marketing de influência nas redes sociais aumentaram o interesse dos consumidores sobre bem-estar e cuidados pessoais. A Euromonitor acredita que as redes sociais têm um papel fundamental na hora de influenciar as decisões de compra e na experiência do cliente, seja com promoções especiais, engajamento nas redes sociais ou avaliações confiáveis, especialmente no mercado de cuidados com a pele. "Influenciadores, dermatologistas e especialistas em cuidados com a pele, como é o caso de esteticistas, continuam a ser referências no assunto, mas agora também convivem com as marcas que estão usando recursos de comércio social", diz a análise da consultoria.
Bob Hoyler, gerente global de insights sobre varejo da Euromonitor International, disse: “Com a produção de conteúdo estando cada vez mais presente na nossa sociedade, as empresas e os profissionais de marketing estão aproveitando essas plataformas para branding, publicidade e engajamento com os consumidores para alcançar seus públicos-alvo, impulsionar a conversão e permitir a descoberta de novos produtos.” Os shoppable videos (vídeos com anúncios interativos, que permitem que as pessoas comprem com apenas alguns cliques) e transmissões ao vivo de tutoriais de skincare tornam possível que os consumidores façam perguntas em tempo real e comprem instantaneamente.
De acordo com a pesquisa Voice of the Consumer: Beauty Survey 2024, realizada pela Euromonitor, entre junho e julho de 2024, 36% dos consumidores digitais do mundo todo estão planejando aumentar os gastos com saúde e bem-estar. Os consumidores estão focando cada vez mais em uma pele saudável, em componentes e na obtenção de uma beleza que vem de dentro pra fora (com ajuda de tratamentos mais especializados e suplementação). Os canais digitais estão oferecendo informações sobre essas necessidades, o que leva a uma maior adoção de um estilo de vida mais saudável e a um maior gasto com produtos voltados para a saúde.
O TikTok Shop (TTS) estabeleceu uma enorme base de usuários ao ser lançada globalmente em setembro de 2023, oferecendo 11 categorias de produtos. Os produtos de beleza e cuidados pessoais foram os mais vendidos em 2024, respondendo por cerca de 6% das vendas do TTS nos EUA, de acordo com o sistema de comércio eletrônico da Euromonitor. O TikTok Shop deve ficar disponível para usuários brasileiros entre abril e maio deste ano.
Jitong Li, consultora de beleza e moda na Euromonitor International, afirma: “O aplicativo está determinando cada vez mais as tendências de produtos nos EUA, especialmente nas categorias de maquiagem e cuidados com a pele. À medida que os preços dos produtos de beleza e cuidados pessoais aumentam e a preocupação do consumidor com ingredientes cresce, os produtos “dupe” estão ganhando força.”