Trends

Cor e brilho numa tela natural

A influenciadora e maquiadora Juliana Luzie, aponta cinco tendências de maquiagem para peles negras e não negras que estão fazendo as caras e bocas em 2024

Há quase uma década, Juliana Luzie vem acompanhando as tendências de beleza no Brasil e no mundo, com especial atenção à maquiagem. Com cerca de um milhão de seguidoras no Instagram, ela é um dos perfis com mais autoridade para falar sobre o tema, em especial sobre maquiagem para peles negras. A pedido da Revista Nouveautés, ela aponta cinco tendências que devem ser olhadas com atenção pelo mercado.

Mais cuidado, menos produção

Uma tendência que tenho visto com força neste ano é o da maquiagem caminhando para ser o mais natural possível. Não é a maquiagem clean girl da qual muita gente fala, mas uma maquiagem mais leve mesmo, é uma maquiagem mais natural, um pouquinho de corretivo, uma base e um blush. O básico do dia a dia e que você pode usar em todos os momentos e ocasiões. É uma maquiagem que vai realçar a sua beleza, não vai fazer você virar outra pessoa, toda produzida. Tenho visto bastante isso na gringa e vejo que lá fora, a preocupação não é tanto com a maquiagem, mas sim com cuidar da pele e usar a maquiagem para ressaltar essa pele bem cuidada, de aparência saudável.

O vermelho está bombando

O vermelho não é uma cor que sai de moda por muito tempo. Mas para muitas de nós, mulheres pretas, o batom vermelho sempre foi um tabu. Agora que o vermelho está muito em alta - e não só na maquiagem, mas na moda também -, acho que as mulheres que tinham esse tabu vão estar mais dispostas a se arriscar. Elas podem até não passar o batom vermelho, mas vão experimentar um blush na bochecha, uma sombra no olho, vão se arriscar mais com o vermelho. E o legal é que essa tendência se complementa com a primeira. Faço a maquiagem leve, mas tenho algo que se destaca, o vermelho do batom, da sombra ou do blush.

Brilho nos olhos

Uma tendência que vai na direção contrária do que eu apontei antes, é a da pele glow, com brilho e com o olho muito destacado, com maquiagem cintilante. Tenho visto muitos olhos cintilantes, iluminador e sombras cromadas, um visual bem futurista na área dos olhos. Aqui temos um visual que é para chamar a atenção, para um evento, uma festa. A pele também é leve, mas o olho vai brilhar. Acho importante destacar que hoje, não é preciso fazer misturinhas para chegar nesse visual. Temos produtos para a área dos olhos perfeitamente adequados para esse uso, como sombras e lápis cintilantes, que você pode esfumar com o dedo. Mais importante, são produtos que pigmentam o nosso tom de pele, no caso da gente que é pretinha.

Sem medo das cores

As mulheres pretas estão perdendo o medo de usar mais maquiagem colorida. Até porque hoje, temos produtos melhores à disposição. Mulheres negras têm essa resistência com o uso da cor, muitas acham que as cores de maquiagem só podem ser dourado, marrom ou preto, que não pode usar um azul, um vermelho ou um rosa e a gente pode usar todas as cores. Principalmente na nossa pele, que fica linda com cor. Essa tendência exige uma mudança de mentalidade, de que não é só uma pessoa branca que pode usar uma maquiagem colorida, que nós ficamos muito bonitas com o uso de cor.

Das pretas para todas

Uma última tendência que vejo é, na verdade, um revival de 2010, que tá voltando. As pretinhas sempre fizeram o contorno dos lábios. E, hoje isso ganhou mais força, as pessoas fazendo contorno labial. Vejo que a bolha foi furada, agora não só as mulheres negras, mas também as brancas estão investindo no contorno dos lábios para mostrá-los mais cheios, mais preenchidos, para valorizar algo que as negras já fazem e valoriza os nossos lábios mais carnudos.